Uma arte ! Entendendo a Contabilidade


O que é Contabilidade ?!

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, ou seja o Patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.


Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte pelos mais emotivos, como eu.
No entanto, independente de sua classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das empresas, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.


Apaixonante e inspirador, essa é a sensação de um estudante que começa a estudar a contabilidade, principalmente em mãos de ótimos professores a sua mente vai viajar e vai desejar atuar o mais rápido possível. Procurar aperfeiçoar e guiar de forma correta empresas que constantemente declinam por erros básicos será apenas um vislumbre do despertar causado pela contabilidade em você, talvez pelo conhecimento ao longo da vida, amor de infância ou até mesmo destino.  

A contabilidade precisa ser entendida como arte, a arte dos números empresariais. Ao menos essa é a humilde visão de um estudante de contabilidade.
Do princípio da entidade ao princípio da prudência, apesar de substituídos pela NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público), sobrevivem pela essência  e conferem grande importância a contabilidade, e mesmo revogadas ainda devem ser usadas.
Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.

Comentários